Saiba como se adaptar ao modelo híbrido e veja algumas profissões que se encaixam nesse perfil
Amanda Pieranti
Mesmo com a retomada da rotina habitual após a pandemia, em que o home office não é mais necessário, o modelo híbrido – junção do presencial com o remoto – está conquistando seu espaço.
Uma pesquisa da empresa Vagas.com analisou as principais tendências do mercado para este ano e comprova: a modalidade recente é a favorita do trabalhador e se tornou o foco de quem busca novas oportunidades.
De acordo com os números, 41,4% dos entrevistados preferem se dividir entre executar as tarefas laborais em seu lar e na empresa. Só 24,26% dos que responderam à pesquisa preferem atuar em casa, e 34,6% anseiam pelo modelo presencial.
A especialista em Recursos Humanos, Karol Fabreto, destaca: muitas empresas perceberam que o estilo híbrido funciona, podendo gerar, até mesmo, redução de custos e permanência de funcionários. “Há preferência por esse modelo devido à qualidade de vida. Esse formato permite ao colaborador ficar mais com a família e reduzir o tempo de deslocamento.”
No entanto, ela adverte que nem todas as profissões podem se adaptar ao híbrido. “O remoto é inviável para alguns cargos, principalmente no caso de trabalhos mais operacionais e de atendimento ao público.”
Segundo Karol, vagas administrativas se encaixam bem no novo modelo. “Alguns deles são profissionais de tecnologia, finanças, marketing ou recursos humanos, pois não necessitam estar presencialmente no local para desempenhar suas atividades.”
Acordo, organização e foco
Para quem está em busca de colocações assim, Karol dá algumas dicas. “Os acordos devem ser feitos em casa também, para que os familiares respeitem o horário de trabalho do profissional. Além disso, a organização do espaço facilita a rotina da pessoa.”
No tocante à empresa, Karon Fabreto destaca alguns pontos importantes. “É necessário o colaborador ter um lugar adequado para trabalhar, além de equipamentos, como notebook, e outras ferramentas que garantam a ergonomia, como cadeira apropriada e suporte para computador. Os horários e os dias presenciais devem ser organizados. O líder deve deixar claro o que é ou não aceitável e o que espera do funcionário.”
Segundo a especialista em RH, é importante designar as tarefas a serem realizadas em casa e no escritório. “Para isso, organização, diálogo e planejamento são essenciais.”
Adaptação e ganhos
Especialista em Planejamento Comercial e atuando de forma híbrida desde março de 2020, Fernando Fabio Moreira Lemos teve de fazer ajustes no cotidiano, além das adaptações físicas e estruturais, com a criação de um escritório em casa. “Senti um pouco mais de dificuldade nisto: em colocar limites nos horários de reuniões e em alguns acionamentos de outras áreas, ou do gestor, que eram feitos após o fim do expediente.”
Embora esse novo cenário pareça complexo, o saldo é positivo quando há planejamento. “Não precisar me locomover até a empresa e poder trabalhar de qualquer lugar, como fiz algumas vezes em viagens com a família, são aspectos que me agradam, pois ganho qualidade de vida”, conclui.