COMPARTILHE
GANHE SAÚDE DE FORMA DIVERTIDA
Além de ser ótimo exercício para queima de caloria e ganho de condicionamento físico e resistência, o spinning promove bem-estar aos praticantes
Amanda Pieranti
Você sabia que uma bicicleta estacionária pode ser o veículo ideal para alcançar muitos benefícios para a saúde do corpo e da mente? Por meio das aulas de spinning, executadas em 45 minutos, os adeptos do ciclismo indoor (em ambientes internos), embalados por músicas animadas, fazem uma atividade cardio pulmonar que promove grande gasto calórico e um bom trabalho muscular dos membros inferiores e tronco, responsável por evitar contraturas, reduzir a ocorrência de lesões e, assim, auxiliar as atividades do dia a dia.
O professor de Educação Física Ludim Coutinho Junior fala sobre isso. “O exercício físico regular também pode aperfeiçoar a capacidade cognitiva e reduzir os níveis de ansiedade e estresse em geral, colaborando para melhorar a autoestima, imagem corporal, cognição e a função social de indivíduos em risco de saúde mental.”
Ele, que por força da pandemia, fundou, há 3 anos, a Spinning in House para atender um público que se exercita por meio de aulas online, lembra que os treinos são bastante diversificados. “Dentro de um planejamento semanal, variamos os estímulos. Simulamos terrenos e percursos, e o gasto calórico em 45 minutos de aula varia de 300 a 700 calorias. Basta ter uma bike de spinning (que pode ser alugada) e um celular para acompanhar as aulas onde quiser, seja na academia, em casa ou no trabalho.”
Perdeu peso e ganhou autoestima
A designer de interiores Nina Tavares aluga a bike para sua jornada de exercícios. Ela recorreu à modalidade esportiva em 2020 e, hoje, pratica de duas a três vezes na semana.
Segundo ela, o spinning lhe proporcionou a possibilidade de realizar uma atividade aeróbica, com alta queima calórica – o que lhe rendeu o benefício da perda de peso – sem danos ao joelho ou prejuízo à sua jornada de trabalho e aos afazeres de casa, pois ela se exercita no horário que é possível.
A paixão de Nina pelo ciclismo indoor vai além do benefício da perda de peso alcançado. “Estava passando por um momento muito difícil na minha vida, com depressão. Fazer exercício me ajudou muito, e, a cada aula, melhora minha autoestima e me sinto melhor. Adoro a animação e o grupo que formamos.”
Hoje garante ter mais disposição e se sente com a sensação de dever cumprido e alívio. “É impressionante como alivia o estresse do dia quando pratico essa atividade à noitinha. E, quando faço pela manhã, ela me faz sentir ótima para iniciar a jornada diária.”
O professor Ludim ressalta que qualquer pessoa autorizada por um médico pode fazer spinning. “Tudo depende do objetivo e das outras atividades que conjuga. Mas quem tiver restrições por alguma lesão física ou problema cardíaco não deve fazer”, conclui.