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Sucos naturais, amigos da sua saúde

Foto: PixaBay

Amanda Pieranti


Você conhece o poder nutricional dessa bebida? Sabia que a combinação de frutas, legumes e verduras pode ajudar a combater muitas doenças?

Nutritivos, hidratantes e funcionais. Além de refrescantes, os sucos naturais são ótimos aliados da saúde. Combinando frutas, verduras e/ou legumes, é possível acrescentá-los na dieta como forma preventiva e auxiliar no combate a diversas doenças, como hipertensão e diabete, contribuindo, inclusive, para o processo de emagrecimento.

Esse tipo de bebida fortalece o organismo. “Quem tem o sistema imunológico mais fraco está mais propenso a desenvolver doenças nas formas mais graves. Vemos isso nos casos de covid-19. As vitaminas e os antioxidantes, principalmente presentes nos sucos, têm papel fundamental na imunidade”, observa o nutricionista Filipe Onaindia Pessoa.

Além disso, tais bebidas são ótimas opções para quem não consegue consumir nutrientes fundamentais em seu cotidiano. “Elas também ajudam a complementar a ingestão diária de água, para quem tem dificuldade de beber esse líquido”, observa.

Quantos copos por dia?

A quantidade ideal de suco para consumo diário costuma gerar dúvidas. De acordo com Filipe, se sua alimentação for equilibrada em calorias, um copo de 300ml ao dia pouco vai pesar na balança. No entanto, é preciso ter cuidado. “Depende dos ingredientes. A limonada, por exemplo, é pouco calórica, mas o suco de uva não. Então, atenção! Alimento saudável nem sempre significa baixa caloria.”

Filipe Pessoa – Foto: Arquivo pessoal

Cuidado com a conservação

Uma vantagem indiscutível dos sucos é a facilidade de consumi-los em qualquer lugar. “Às vezes, a pessoa está sem tempo de comer uma refeição, devido à correria do dia a dia, mas opta por qualquer outro alimento saudável. Então, essa bebida pode ajudá-la.”

Outro aspecto importante: o suco deve ser conservado na geladeira e consumido sem demora. “Recomendo não passar de um dia, pois, nesse processo, sempre há perda de nutrientes”, orienta o nutricionista. Segundo ele, o transporte da bebida precisa ser feito em garrafas ou bolsas térmicas.

Para cada caso, uma receita

Fortalecer a imunidade

Ingredientes: 50g de brócolis, 50g de beterraba, 50g de couve, 100ml de suco de laranja, 100ml de suco de acerola.

Modo de preparo: bata tudo no liquidificador. Se quiser, pode acrescentar 100ml de água.

Auxiliar no emagrecimento

Ingredientes: 100ml de limonada, 100ml de suco de maracujá, hortelã e gengibre à vontade.

Modo de preparo: bata tudo no liquidificador. Se quiser, pode acrescentar 100ml de água.

Controle da hipertensão

O hipertenso deve consumir alimentos diuréticos. “No caso do suco, se a pessoa ingerir mais quantidade, consome mais água e, assim, vai ao banheiro com frequência. E a maior parte das frutas é formada por água; algumas, mais ainda, como a melancia e o melão”, explica o profissional.

Ingredientes: 50ml de limonada, 50ml de suco de melancia, 50ml de suco de maçã e 50ml de suco de pera.

Modo de preparo: bata tudo no liquidificador. Se quiser, pode acrescentar 100ml de água.

Redução da diabete

Ingredientes: 150ml de limonada e 50g de couve.

Modo de preparo: bata tudo no liquidificador. Se quiser, pode acrescentar 100ml de água.

Combate ao colesterol

Ingredientes: 100ml de suco de uva, ½ berinjela, 100ml de água, 1 colher de sopa de farelo de aveia.

Modo de preparo: bata tudo no liquidificador.

Recomendação: 1 bombom ao dia.


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