“Parecia ter uma faca me cortando”
1 de outubro de 2020

Goji berry fortalece o sistema imunológico e regula a pressão

Foto: PixaBay

Amanda Pieranti


Esses são alguns dos benefícios da goji berry

Considerada por alguns nutricionistas como uma superfruta para a manutenção da saúde, a goji berry vem fazendo sucesso na mesa dos brasileiros. Muito consumida em países asiáticos, a exemplo da China e da Índia, tem bastante vitamina C, fortalecendo o sistema imunológico. Além disso, regula a pressão arterial e reduz o colesterol.

Raquel Thomaz – Foto: Arquivo pessoal

Doce e ligeiramente ácida, ela é rica em carotenoides, tal qual toda fruta com pigmentos vermelhos, tendo grande capacidade antioxidante. Isso ajuda na prevenção do envelhecimento, combatendo os radicais livres, responsáveis pelos males degenerativos, como arteriosclerose, doenças inflamatórias e cardiovasculares.

Regula o intestino e protege os olhos

A nutricionista Raquel Thomaz destaca outros benefícios do fruto silvestre. “Devido à sua boa quantidade de carboidratos, a goji berry é uma importante fonte de energia para o corpo. Tem ainda fibras que, somadas à ingestão regular de líquidos, ajudam no funcionamento intestinal”.

De acordo com a especialista, por causa da presença dos carotenoides, o consumo da fruta também favorece a manutenção da visão. “Todos os alimentos avermelhados e alaranjados, como tomate e cenoura, têm boa concentração desses pigmentos, que protegem de agentes externos causadores de malefícios à saúde dos olhos”.

 Atenção às calorias

A nutricionista orienta que, para conseguir todos esses benefícios, a pessoa precisa de um contexto alimentar saudável e praticar atividade física regularmente. “É interessante incluir a goji berry nas refeições, mas com moderação”.

Uma colher de sopa de goji berry equivale a 15g e tem 50 calorias, pois esse alimento é concentrado em carboidrato. “A quantidade de carboidratos, na porção mencionada, assemelha-se a uma fatia de pão de forma integral”.

Forma de consumo

Importada, a fruta é encontrada em empórios e lojas de produtos naturais. “No dia a dia, você pode consumi-la desidratada. Porém, a versão em cápsulas é interessante para quem tem algum histórico de doença, pois vai conseguir ingerir os nutrientes de que precisa em maior concentração”, orienta Raquel Thomaz.

A goji berry desidratada pode ser adicionada na salada e no iogurte – Foto: Pixabay

Caso opte pela versão desidratada, o conselho é não consumi-la pura, tendo em vista a quantidade de calorias. “É preciso equilibrar a refeição. Então, recomendo preparar um mix de goji berry com castanhas, que têm gorduras boas para o organismo, e outras sementes, como as da abóbora. Você até encontra essas misturas prontas nas lojas de produtos naturais e pode colocá-las em iogurtes, shakes, e tomar no café da manhã, lanche da tarde, ou mesmo adicionar à salada”.

Porção recomendada ao dia

Segundo Raquel Thomaz, com uma porção diária de 15g da fruta desidratada (1 colher de sopa), é possível usufruir de seus benefícios. “Especialmente, se estiver no mix mencionado”.

Receita de bombom com goji berry

Ingredientes

1 barra de chocolate 50-70% cacau (100g)

1 xícara de chá com um mix de goji berry, amêndoas e sementes de abóbora verde sem sal

Modo de preparo

Derreta o chocolate e coloque uma parte em forminhas de silicone, apenas no fundo e nas laterais. Leve ao freezer por cinco minutos. Retire e acrescente um punhado do mix de goji berry, amêndoas e sementes de abóbora. Cubra com mais chocolate derretido e leve novamente ao freezer até endurecer.

Recomendação: 1 bombom ao dia.


1 Comment

  1. Claudinha Santos disse:

    Eu vou experimentar esta receitinha!

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