Superou vícios e traumas familiares
31 de março de 2021
De olho nos concursos
20 de abril de 2021

Berinjela à mesa

Foto: PixaBay

Conheça os benefícios desse legume que pode ser consumido em forma de farinha


Amanda Pieranti


Ao terminar de ler esta matéria, você vai se apaixonar pela berinjela, ou melhor, pelos benefícios dela para a saúde. Devido à baixa quantidade de calorias e à presença generosa de fibras e antioxidantes, esse alimento é excelente para o bom funcionamento do coração e muito procurado pelas pessoas que desejam emagrecer.

A dica é da nutricionista Karolina Almeida Nascimento. “Ela auxilia no combate ao colesterol. A boa quantidade de vitaminas do complexo B também é ótima para o metabolismo, sistema nervoso central, a parte hormonal e o fígado, pois desintoxica esse órgão. Vamos introduzi-la em nosso cardápio, e o corpo agradecerá”, destaca.

Se, apesar dos benefícios, você ainda faz cara feia para esse legume, há outra opção para consumi-lo de forma nutritiva. “A farinha de berinjela, que se encontra à venda para o consumo, é ótima, porque nos faz alcançar maior concentração de fibras. Com isso, conseguimos diminuir o colesterol LDL – associado ao risco de desenvolver doenças cardiovasculares –, aumentar a saciedade e controlar a glicose no sangue”, explica a especialista.

Karolina Almeida – Foto: Arquivo pessoal

Como é altamente funcional, de gosto suave e neutro, a farinha de berinjela é uma alternativa aos alimentos que contêm glúten, sendo indicada para a dieta de pessoas celíacas. Pouco calórica e com grande concentração de fibras, vitaminas e minerais, essa farinha pode substituir o trigo em diferentes receitas – de pães, bolos, panquecas, cookies e até de pizzas.

Como consumir

A ingestão da farinha de berinjela varia conforme as necessidades individuais. “Normalmente, prescrevo duas colheres de sopa nas principais refeições, aproximadamente de 25 a 30 gramas por dia”, ensina Karolina Almeida. Além disso, a nutricionista orienta que a pessoa beba mais água, para evitar constipação.

Receitas saudáveis

Receitas saudáveis

O preparo da farinha de berinjela é simples e pode ser feito em casa.

Ingredientes

3 berinjelas

Modo de preparo

Depois de higienizá-las, fatie as berinjelas e leve-as ao forno médio por alguns minutos, até elas desidratarem completamente, mas sem queimar. Depois de secas, devem ser esfareladas e batidas em um processador, ou no liquidificador, até se transformarem em pó. Peneire a farinha para deixá-la fininha e pronta para o uso. Guarde-a em um recipiente limpo e seco. Como esse alimento não contém glúten, dura cerca de um mês.

Panqueca funcional com farinha de berinjela

Foto: Pixabay

Ingredientes

1 ovo

¾ xícara de leite de vaca ou vegetal

1 xícara de farinha de berinjela

Sal a gosto

1 fio de azeite ou óleo de coco

Modo de preparo

Misture bem o ovo com o leite (use um garfo para isso ou bata no liquidificador). Acrescente a farinha de berinjela e o sal, até formar uma mistura homogênea. Em uma frigideira antiaderente, coloque um fio de azeite extravirgem ou óleo de coco. Coloque a massa da panqueca na chapa com uma concha e deixe-a grelhar dos dois lados. Depois, recheie-a com a proteína de sua preferência.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Follow by Email
Instagram
WhatsApp